top of page

LISTA DE ALARMES MDS-A MDS-B MDS-C1 MDS-CH MDS-B-SVJ2 MDS-B-SPJ2 MDS-R

Número do alarme: 10

Descrição do alarme: Tensão insuficiente. Foi detectada uma tensão insuficiente no barramento DC (PN) do circuito principal da unidade de acionamento do fuso ou do servo.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Pode haver falha na operação ou continuidade do contator, sendo necessário verificar a saída da unidade de acionamento, o conector (CN3 ou CN9) pode estar desconectado ou o cabo pode estar rompido, e verificar a operação e continuidade do contator, o que pode indicar que o contator ou o relé de acionamento do contator estão defeituosos. Caso o contator não ligue, pode haver um erro no sinal de contator da unidade ou o conector pode estar frouxo. Se o tempo de acionamento do contator for atrasado, a sequência pode precisar ser reconsiderada. Se a lâmpada de carga permanecer acesa por um tempo, a unidade pode estar defeituosa. Se a lâmpada de carga acender momentaneamente e apagar, ou não acender, a unidade pode estar com defeito. A fiação pode estar rompida ou a tensão insuficiente, é preciso verificar a tensão de entrada. Se houver uma fase aberta, a entrada deve ser trifásica 200V. Se a capacidade de energia for pequena, a fonte de alimentação deve ser revisada. Se ocorrer uma falha momentânea de energia, a fonte de alimentação deve ser reconsiderada.

 

Número do alarme: 11

Descrição do alarme: Erro de seleção de eixo. A configuração da chave seletora do número do eixo está incorreta.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Em unidades de acionamento de 2 eixos, o mesmo número de eixo pode estar configurado para os eixos L e M, ou um número ilegal (7 a E) pode ter sido configurado em um único eixo, sendo necessário configurar corretamente o número do eixo.

 

Número do alarme: 12

Descrição do alarme: Erro de memória 1. Um erro de CPU ou de memória interna foi detectado durante a autoverificação ao ligar a unidade.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o erro for sempre repetido, a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se o erro retornar ao normal e ocorrer periodicamente, deve-se verificar o ambiente da unidade, como temperatura ambiente, ruído e aterramento. Se houver alguma anormalidade no ambiente, as medidas corretivas devem ser tomadas, como verificar o ventilador de resfriamento em caso de alta temperatura, ou adicionar aterramento se o aterramento for incompleto.

 

Número do alarme: 13

Descrição do alarme: Erro de processamento de software 1. O processamento de software não foi concluído dentro do tempo especificado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se a versão do software servo foi alterada recentemente, pode-se tentar substituir a unidade de acionamento pela versão original do software. Se o erro for sempre repetido, a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se o erro retornar ao normal e ocorrer periodicamente, deve-se verificar o ambiente da unidade, como temperatura ambiente, ruído e aterramento. Se houver alguma anormalidade no ambiente, as medidas corretivas devem ser tomadas, como verificar o ventilador de resfriamento em caso de alta temperatura, ou adicionar aterramento se o aterramento for incompleto.

 

Número do alarme: 14

Descrição do alarme: Erro de processamento de software 2. O processamento de software não foi concluído dentro do tempo especificado (CPU2).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 13 são aplicáveis.

 

Número do alarme: 15

Descrição do alarme: Erro de memória 2. Erro de autodiagnóstico do amplificador. (A tela do LED do amplificador exibe "-").

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A repetibilidade deve ser verificada. O estado de aterramento e a temperatura ambiente devem ser verificados. Caso o erro persista, o amplificador pode estar com defeito. A melhoria do ambiente ambiente também pode ser uma solução.

 

Número do alarme: 16

Descrição do alarme: Erro de detecção de posição do polo magnético. A criação do polo magnético inicial, necessária para o controle do motor, não foi concluída.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se a unidade de acionamento do fuso foi substituída, um ajuste automático da fase Z do PLG deve ser realizado. Se o parâmetro SP205 for 0, o ajuste automático deve ser feito. Se o SP205 for 1, ele deve ser configurado para 0 e o CNC deve ser ligado novamente antes de realizar o ajuste automático da fase Z do PLG.

 

Número do alarme: 17

Descrição do alarme: Erro do conversor A/D. Um erro foi detectado no conversor A/D para detecção de FB de corrente.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o erro for sempre repetido, a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se o erro retornar ao normal e ocorrer periodicamente, deve-se verificar o ambiente da unidade, como temperatura ambiente, ruído e aterramento. Se houver alguma anormalidade no ambiente, as medidas corretivas devem ser tomadas, como verificar o ventilador de resfriamento em caso de alta temperatura, ou adicionar aterramento se o aterramento for incompleto.

 

Número do alarme: 18

Descrição do alarme: Detector do lado do motor: erro de comunicação inicial. A comunicação inicial com o detector do lado do motor não foi possível.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A configuração do parâmetro servo (SV025) pode estar incorreta. O conector de entrada do detector pode estar desconectado (CN2) ou frouxo, ou o conector do detector pode estar desconectado. O cabo do detector pode estar rompido, sendo necessário verificar sua continuidade. O circuito de entrada do amplificador pode estar com defeito, ou o detector pode estar com defeito, necessitando de substituição do detector. É importante verificar as anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 19

Descrição do alarme: Erro de comunicação do detector/controle síncrono. A comunicação inicial com o detector do lado do motor do eixo mestre não foi possível quando o controle síncrono de comando de corrente fechada foi configurado, ou a comunicação foi interrompida.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O conector CN2B da unidade MDS-B-SD pode estar desconectado. O cabo entre o CN2B da unidade MDS-B-SD e o CN3 da unidade de acionamento do lado do escravo pode estar desconectado ou conectado incorretamente.

 

Número do alarme: 20

Descrição do alarme: Detector do lado do motor, sem sinal 1. Um erro foi detectado na fase A, B ou Z do detector do lado do motor, ou nas fases U, V ou W.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores da unidade de acionamento (CN5) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. O alarme pode ter ocorrido durante o ajuste automático do PLG, sendo necessário verificar a forma de onda de saída do PLG (fase A/B ou fase Z). Se a forma de onda de saída for anormal (tensão de entrada da fase A/B menor que 0,8V ou maior que 2,2V; forma de onda de saída OV após a passagem da fase Z do engrenamento), a forma de onda deve ser ajustada. Se o alarme ocorrer durante a operação normal, deve-se verificar a frequência de ocorrência (ocorre sempre ou ocasionalmente). É preciso verificar se há anormalidade no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas. O PLG ou o detector PLG podem estar com defeito, ou a unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 21

Descrição do alarme: Detector do lado da máquina, sem sinal 2. Um erro foi detectado na fase A, B ou Z do detector do tipo pulso linear ou detector de extremidade do fuso de esferas no servo, ou o codificador sem sinal foi detectado no fuso.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O valor de ajuste do parâmetro servo (SV025.pen) pode estar incorreto (parâmetros do detector do tipo pulso configurados para um detector do tipo comunicação serial). No fuso, se a orientação do codificador não for utilizada, o SP037/bit0 deve ser configurado para 0. Os conectores da unidade de acionamento (servo: CN3, fuso: CN6) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento pode estar com defeito. O detector pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição e, em sistemas de posição absoluta, o ponto zero deve ser estabelecido.

 

Número do alarme: 22

Descrição do alarme: Erro LSI. Erro de operação LSI.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Deve-se verificar a repetibilidade. O estado de aterramento e a temperatura ambiente devem ser verificados. Se o erro persistir, o amplificador pode estar com defeito. A melhoria do ambiente também pode ser uma solução.

 

Número do alarme: 23

Descrição do alarme: Desvio excessivo de velocidade 1. Uma diferença de 50r/min ou mais entre o comando de velocidade e o feedback de velocidade continuou por mais tempo que o tempo definido.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A fiação UVW entre a unidade de acionamento do fuso e o motor do fuso pode estar conectada incorretamente. As configurações para SP034, SP040, SP055 e SP257 a SP384 podem estar incorretas. As constantes de tempo de aceleração/desaceleração devem ser medidas. Se a aceleração/desaceleração for maior que 12 segundos, deve-se aumentar o valor de ajuste do SP055. A carga durante o corte deve ser verificada. Se a carga for de 120% ou mais, ela deve ser reduzida. A forma de onda de saída do PLG deve ser verificada; se houver um problema, ela deve ser ajustada. O detector ou o cabo do detector podem estar com defeito. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 24

Descrição do alarme: Aterramento. Foi detectado um defeito de aterramento na linha de energia do motor (fase U, V, W).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O cabo de energia do motor e a conexão devem ser verificados, e a continuidade entre os cabos deve ser verificada. O motor pode estar com defeito. Caso o problema persista, o cabo pode estar com defeito, necessitando de substituição, ou a conexão deve ser corrigida. O motor também pode estar com defeito, necessitando de substituição.

 

Número do alarme: 25

Descrição do alarme: Dados de posição absoluta perdidos. A posição absoluta no detector foi perdida.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A queda de tensão da bateria (ocorre em 3V ou menos) deve ser verificada com um teste. O conector da bateria (no amplificador) pode estar desconectado. O cabo da bateria na linha do detector pode estar rompido. O cabo do detector pode ter sido desconectado quando a energia foi desligada. A bateria pode estar com defeito, sendo necessário substituí-la. O conector deve ser conectado corretamente. O cabo pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo.

 

Número do alarme: 26

Descrição do alarme: Erro de eixo não utilizado. Um erro no módulo de potência ocorreu no eixo para o qual a chave seletora do número do eixo foi configurada para "F" (eixo livre).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A operação do circuito periférico da CPU pode estar incorreta. A unidade de acionamento pode estar com defeito. Deve-se verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas. Se o problema se repetir, a unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 27

Descrição do alarme: Detector do lado da máquina: erro de CPU 2. Um erro de CPU foi detectado com a escala linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Deve-se verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas. O detector pode estar com defeito, sendo necessária a sua substituição.

 

Número do alarme: 28

Descrição do alarme: Detector do lado da máquina: sobrevelocidade. Uma velocidade que excede a velocidade máxima especificada foi detectada com a escala linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A velocidade de deslocamento rápido pode ser maior do que o valor especificado. Se a máquina estava em operação quando o alarme ocorreu, deve-se verificar os freios mecânicos do motor e o sistema da máquina. Se a máquina não estava em operação, o conector da escala linear de posição absoluta (lado da unidade e lado da escala) pode estar desconectado ou frouxo, ou o cabo do detector pode estar com defeito. A unidade de acionamento pode estar com defeito. A escala linear de posição absoluta pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição.

 

Número do alarme: 29

Descrição do alarme: Detector do lado da máquina, erro de dados de posição absoluta. Um erro foi detectado no circuito de detecção de dados de posição absoluta com a escala linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 28 são aplicáveis.

 

Número do alarme: 2A

Descrição do alarme: Detector do lado da máquina, erro de dados de posição incremental. Um erro foi detectado no circuito de detecção de dados de posição relativa com a escala linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se a máquina estava em operação quando o alarme ocorreu, deve-se verificar se a operação é normal em baixas velocidades. O conector da escala linear de posição absoluta (lado da unidade e lado da escala) pode estar desconectado ou frouxo, ou o cabo do detector pode estar com defeito. A unidade de acionamento pode estar com defeito. O motor (a escala linear de posição absoluta) pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 2B

Descrição do alarme: Detector do lado do motor: erro de CPU 1. Um erro de CPU inicial foi detectado no detector do lado do motor ou na escala linear no sistema servo linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A operação do circuito interno do detector pode estar incorreta. O detector pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 2C

Descrição do alarme: Detector do lado do motor: erro de EEPROM/LED. A deterioração dos LEDs foi detectada no detector do lado do motor. Ou, um erro nos dados armazenados na memória foi detectado com a escala linear no sistema servo linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 2B são aplicáveis.

 

Número do alarme: 2D

Descrição do alarme: Detector do lado do motor: erro de dados. Um erro de dados foi detectado com o detector do lado do motor ou a escala linear no sistema servo linear.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 2B são aplicáveis.

 

Número do alarme: 2F

Descrição do alarme: Detector do lado do motor: erro de comunicação. Um erro de dados de comunicação foi detectado com o detector do lado do motor ou a escala linear para o servo linear. Ou, a comunicação foi interrompida.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores da unidade de acionamento (CN2) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. O aterramento do motor FG pode estar conectado apenas à unidade de acionamento que o aciona, ou o aterramento pode ser incompleto. É preciso verificar se o cabo do detector e o cabo de energia do motor estão passados no mesmo conduíte ou muito próximos, causando ruído. A unidade de acionamento ou o detector podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 30

Descrição do alarme: Sobreregeneração. O nível de detecção de sobreregeneração excedeu 100%. O resistor regenerativo está sobrecarregado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A seleção do resistor regenerativo pode estar incorreta. A configuração do parâmetro pode estar incorreta. A conexão do resistor regenerativo pode estar incorreta (por exemplo, conexão paralela de 3 unidades conectadas em série). A tensão de alimentação pode ser alta (260V ou mais). Caso o alarme ocorra sempre, a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se a capacidade do resistor regenerativo for pequena, ela deve ser alterada.

 

Número do alarme: 31

Descrição do alarme: Sobrevelocidade. Foi detectada uma rotação do motor a uma velocidade que excede o valor tolerável.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A taxa de avanço rápido (rápido) pode estar incorreta. As configurações dos parâmetros servo SV001 (PC1), SV002 (PC2), SV018 (PIT) e SV025 (MTYP) podem estar incorretas. A velocidade pode estar sobreaquecendo. O tempo de aceleração/desaceleração pode ser muito curto, fazendo com que a corrente seja limitada. O ganho do loop de velocidade pode ser muito baixo. O valor limite de corrente pode ser muito baixo. O detector pode estar com defeito. A forma de onda de saída do PLG pode estar com problemas. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 32

Descrição do alarme: Sobrecorrente do módulo de potência. A função de proteção contra sobrecorrente do módulo de potência foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer antes do READY ON, o módulo de potência da unidade de acionamento pode estar com defeito, e a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se o alarme ocorrer após o READY ON, a configuração do parâmetro (tipo de motor, ganho do loop de corrente, ganho do loop de velocidade) pode estar incorreta. A fiação da fase UVW do motor pode estar em curto-circuito ou com falha de aterramento. O motor pode estar com falha de aterramento ou com defeito. O detector ou o cabo do detector podem estar com defeito. O ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento) deve ser verificado, e se houver anormalidades, as medidas corretivas devem ser tomadas.

 

Número do alarme: 33

Descrição do alarme: Sobretensão. A tensão do barramento PN do circuito principal excedeu o valor tolerável.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O fio P-D do resistor regenerativo pode estar rompido. O resistor regenerativo pode estar com defeito. O transistor regenerativo pode estar danificado por um curto-circuito. A tensão de alimentação pode ser alta (280V ou mais). A conexão do resistor regenerativo pode estar incorreta. A unidade de acionamento pode estar com defeito. É preciso verificar a tensão de alimentação e corrigir se estiver muito alta.

 

Número do alarme: 34

Descrição do alarme: Comunicação NC-DRV: erro CRC. Um erro foi detectado nos dados recebidos do CNC.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O terminador ou a unidade de bateria podem estar com defeito. O cabo de comunicação do barramento NC pode estar com defeito (rompido ou conectado inversamente). A operação do circuito de comunicação pode estar incorreta. O aterramento pode ser incompleto. A unidade de acionamento ou a placa MCP do CNC podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 35

Descrição do alarme: Erro de comando NC. Os dados do comando de deslocamento recebidos do CNC foram excessivos.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os dados do comando de deslocamento podem ser excessivos para um sistema de submicrômetros ou eixo de rotação. É preciso verificar o limite da taxa de avanço. As causas do alarme 34 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 36

Descrição do alarme: Comunicação NC-DRV: erro de comunicação. A comunicação com o CNC foi interrompida.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O cabo de comunicação do barramento NC pode estar desconectado (CN1A, CN1B) ou rompido. As causas do alarme 34 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 37

Descrição do alarme: Erro de parâmetro inicial. Um parâmetro incorreto foi detectado entre os parâmetros recebidos do CNC ao ligar.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As configurações dos parâmetros podem exceder o intervalo de ajuste, sendo necessário verificar o intervalo de ajuste do número do parâmetro de erro. As engrenagens eletrônicas podem estar transbordando (erro de parâmetro 2301), sendo necessário verificar SV001, SV002 e SV018. O parâmetro de detecção de posição absoluta pode ser válido (erro de parâmetro 2302), sendo necessário verificar SV017 (bit7). A opção de controle SHG pode não ser fornecida (erro de parâmetro 2304), sendo necessário verificar SV057 e SV058. A opção de filtro adaptativo pode não ser fornecida (erro de parâmetro 2305), sendo necessário verificar SV027 (bitF). As causas do alarme 34 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 38

Descrição do alarme: Comunicação NC-DRV: erro de protocolo 1. Um erro foi detectado nos quadros de comunicação recebidos do CNC.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 34 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 39

Descrição do alarme: Comunicação NC-DRV: erro de protocolo 2. Um erro foi detectado nos dados de informação do eixo recebidos do CNC.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 34 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 3A

Descrição do alarme: Sobrecorrente. Foi detectada uma corrente excessiva na corrente de acionamento do motor.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O ganho do loop de velocidade (VGN1) pode ser excessivo. O ganho do loop de corrente pode estar incorretamente configurado. A conexão do cabo de energia do motor pode estar incorreta (fases U, V, W). A operação do circuito de detecção de corrente pode estar incorreta. As causas do alarme 32 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 3B

Descrição do alarme: Superaquecimento do módulo de potência. A função de proteção térmica do módulo de potência foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O ventilador pode não estar girando corretamente devido a óleo de corte, poeira, etc., aderidos, ou a rotação é lenta. As aletas de dissipação de calor podem estar sujas com óleo de corte ou poeira. A temperatura ambiente da unidade de acionamento pode ser alta (acima de 55°C). A operação do circuito do detector pode estar incorreta. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 3C

Descrição do alarme: Erro no circuito de regeneração. Um erro foi detectado no transistor regenerativo ou no resistor regenerativo.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O resistor regenerativo pode estar com defeito (queimado ou com valor de resistência incorreto). O transistor regenerativo pode estar danificado devido a um curto-circuito. Se o problema se repetir mesmo sem falha no resistor regenerativo, a unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 3D

Descrição do alarme: Bloqueio de velocidade do fuso. Mesmo com o torque máximo comandado, a velocidade do motor não aumentou para 45r/min ou mais.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer imediatamente após ligar, pode haver ruído anormal ao iniciar. A tensão PN pode não estar sendo fornecida à unidade de acionamento. A fiação do cabo de energia do motor (fases U, V, W) pode estar incorreta, ou o cabo pode não estar conectado ao motor de outro eixo, ou o contator entre a unidade de acionamento e o motor pode estar desligado (em especificações de comutação de bobina). A carga de corte pode ser grande, necessitando de redução. A seção rotativa do fuso pode estar bloqueada com um bloqueio mecânico (abraçadeira do eixo C, etc.). A unidade de acionamento ou o motor podem estar com defeito (verificar o tipo de motor e os parâmetros).

 

Número do alarme: 3E

Descrição do alarme: Excesso de velocidade do fuso. 1. Foi detectado um estado em que o feedback de velocidade do motor excedeu o comando de velocidade e acelerou. 2. Mesmo com o comando de velocidade 0 (incluindo quando parado durante o controle de posição), foi detectada uma rotação do motor que excede o valor de ajuste do parâmetro.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer imediatamente após ligar, o cabo de energia do motor (fases U, V, W) pode estar incorreto, ou o cabo pode não estar conectado ao motor de outro eixo, ou o contator entre a unidade de acionamento e o motor pode estar desligado (em especificações de comutação de bobina). A seção rotativa do fuso pode estar bloqueada com um bloqueio mecânico (abraçadeira do eixo C, etc.). A unidade de acionamento ou o motor podem estar com defeito (verificar o tipo de motor e os parâmetros).

 

Número do alarme: 3F

Descrição do alarme: Desvio excessivo de velocidade 2. Durante a operação em velocidade constante, a diferença entre o comando de velocidade e o feedback de velocidade excedeu o valor e o tempo definidos.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A carga de corte pode ser grande, necessitando de redução. A seção rotativa do fuso pode estar bloqueada com um bloqueio mecânico (abraçadeira do eixo C, etc.). A unidade de acionamento ou o motor podem estar com defeito (verificar o tipo de motor e os parâmetros).

 

Número do alarme: 40

Descrição do alarme: Unidade de comutação do detector, erro de comutação. Durante o controle de 1 unidade de acionamento e 2 motores, um erro foi detectado no sinal de comutação do motor recebido da unidade de comutação do detector.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O conector da unidade FR-TK pode estar desconectado ou frouxo, sendo necessário conectá-lo corretamente. O cabo conectado entre a unidade de acionamento do fuso e a unidade FR-TK pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 41

Descrição do alarme: Unidade de comutação do detector, erro de comunicação. Durante o controle de 1 unidade de acionamento e 2 motores, um erro foi detectado na comunicação com a unidade de comutação do detector.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 40 são aplicáveis.

 

Número do alarme: 42

Descrição do alarme: Erro de feedback 1. No servo, foi detectado um erro de sinal de feedback do detector de posição do tipo pulso. No fuso, foi detectado um erro de sinal de feedback do PLG.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores da unidade de acionamento (servo: CN3, fuso: CN6) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. A forma de onda de saída do PLG pode estar com problemas e deve ser ajustada. A unidade de acionamento ou o detector podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 43

Descrição do alarme: Erro de feedback 2. No servo, um erro excessivo foi detectado nos dados de posição para o detector do lado do motor e o detector do lado da máquina. No fuso, um erro foi detectado no sinal de feedback do codificador.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores da unidade de acionamento ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O aterramento do motor FG pode estar conectado apenas à unidade de acionamento que o aciona, ou o aterramento pode ser incompleto. É preciso verificar se o cabo do detector e o cabo de energia do motor estão passados no mesmo conduíte ou muito próximos, causando ruído. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento ou o detector podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 44

Descrição do alarme: Alarme de comutação do eixo C. Ao usar o motor de controle de comutação de bobina, o modo foi alterado para controle do eixo C enquanto a bobina de alta velocidade estava selecionada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A bobina de alta velocidade pode estar selecionada (bitD=0) com o comando de controle do eixo C. A comutação da bobina pode ser validada para as especificações especiais do motor (SP034/bit2=1). A sequência deve ser corrigida. O parâmetro deve ser configurado corretamente. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 45

Descrição do alarme: Parada do ventilador. Um ventilador de resfriamento embutido na unidade de acionamento parou, e as cargas na unidade excederam o valor especificado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A energia pode ter sido ligada sem aguardar mais de 10 segundos após o desligamento. O conector conectado ao ventilador pode estar desconectado. Óleo ou cavacos de corte podem estar aderidos ao ventilador, ou o cabo pode estar rompido. O ambiente de uso deve ser melhorado. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 46

Descrição do alarme: Superaquecimento do motor. A função de proteção térmica no motor ou no detector foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A temperatura ambiente pode ser alta, havendo uma fonte de calor próxima ao motor. A dissipação de calor do motor pode ser inadequada. A carga do motor pode ser grande, ou o torque de desequilíbrio pode ser grande. O alarme de sobrecarga (50) pode ter sido reiniciado à força, desligando a unidade de acionamento. Se o ventilador do motor com ventilador estiver parado ou entupido com poeira, etc., ou a fiação do ventilador estiver incorreta. O cabo do detector pode estar rompido. A unidade de acionamento ou o motor podem estar com defeito. O detector ou o cabo do detector podem estar com defeito.

 

Número do alarme: 4F

Descrição do alarme: Interrupção instantânea de energia. A energia foi cortada por 50ms ou mais.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A conexão da fonte de alimentação pode ser inadequada. O estado da fonte de alimentação pode ser inadequado (por exemplo, ocorrência de raios). As causas do alarme 71 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 50

Descrição do alarme: Sobrecarga 1. O nível de detecção de sobrecarga atingiu 100% ou mais. O motor ou a unidade de acionamento está em estado de sobrecarga.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A ressonância da máquina pode estar ocorrendo. O movimento do motor pode ser instável (oscilação). O desempenho do motor pode ser insuficiente. Os freios do motor podem não estar liberados (verificar a operação do freio, o relé do freio e a conexão do conector CN9). Uma força excessiva pode estar sendo aplicada da máquina (por exemplo, fuso de esferas torto ou interferência com o pino de posicionamento). Os parâmetros podem estar incorretamente configurados (OLT/SV021 e OLL/SV022). O motor ou a unidade de acionamento podem estar com defeito. O motor ou o detector podem estar com defeito. Se a carga do motor estiver acima do normal (50% ou mais), o alarme não poderá ser resetado até que a carga seja reduzida.

 

Número do alarme: 51

Descrição do alarme: Sobrecarga 2. No servo, um comando de corrente que excede 95% da corrente máxima da unidade continuou por um segundo ou mais. No fuso, uma carga que excede a classificação contínua continuou por 30 minutos ou mais.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A máquina pode ter colidido. O tempo de aceleração/desaceleração pode ser muito curto. A conexão do cabo do motor pode estar incorreta (fase U, V, W). A conexão do detector pode estar incorreta. O detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 52

Descrição do alarme: Erro excessivo 1. A diferença entre a posição real do motor no servo ON e a posição teórica excedeu o valor de ajuste.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A largura de detecção de erro excessivo pode ser muito pequena (OD1/SV023). As causas do alarme 51 devem ser investigadas. A polaridade do detector de posição pode estar invertida.

 

Número do alarme: 53

Descrição do alarme: Erro excessivo 2. A diferença entre a posição real do motor no servo OFF e a posição teórica excedeu o valor de ajuste.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O eixo pode ter se movido durante o servo OFF. O CNC pode ter parado a função de acompanhamento durante o servo OFF. A largura de detecção de erro excessivo pode ser muito pequena (OD2/SV026). As causas do alarme 51 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 54

Descrição do alarme: Erro excessivo 3. A corrente do motor não foi detectada quando o alarme de erro excessivo 1 ocorreu.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A tensão PN pode não estar sendo fornecida à unidade de acionamento. A fiação da linha de energia do motor pode não estar conectada ao motor, ou o cabo pode estar rompido. A unidade de acionamento ou o motor podem estar com defeito.

 

Número do alarme: 55

Descrição do alarme: Erro de parada de emergência externa. Não há comando de desligamento do contator, mesmo após 30 segundos da entrada da parada de emergência externa.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Pode ter ocorrido um erro durante a parada de emergência principal (entrada de sequência). Os parâmetros podem estar incorretamente configurados (PTYP/SV036). O contator deve ser desligado à força.

 

Número do alarme: 58

Descrição do alarme: Detecção de colisão 1 G0. Quando a função de detecção de colisão está válida, o torque de perturbação excedeu o valor de detecção de colisão durante o avanço rápido (G0).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A máquina pode ter colidido. O nível de detecção (SV060) pode ser muito baixo. Se a máquina ou a corrente estiverem vibrando, a vibração deve ser eliminada ajustando o ganho. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 59

Descrição do alarme: Detecção de colisão 1 G1. Quando a função de detecção de colisão está válida, o torque de perturbação excedeu o nível de detecção de colisão durante o avanço de corte (G1).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 58 são aplicáveis, porém o ajuste do nível de detecção é para SV035.clG1.

 

Número do alarme: 5A

Descrição do alarme: Detecção de colisão 2. Quando a função de detecção de colisão está válida, o torque de comando atingiu o torque máximo do motor.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os mesmos itens de investigação e soluções do alarme 58 são aplicáveis.

 

Número do alarme: 5C

Descrição do alarme: Erro de feedback de orientação. Após a conclusão da orientação, o erro entre o comando e o feedback excedeu o valor de ajuste (SP114: OPER).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O cabo do detector de velocidade pode não estar corretamente blindado. O cabo do codificador pode estar rompido. Um fio do cabo do codificador ou do detector de velocidade pode estar quase rompido, sendo necessário substituí-lo. As formas de onda das fases A, B e Z do detector de velocidade podem não estar ajustadas corretamente, sendo necessário ajustá-las ou substituir o detector. A unidade de acionamento ou o detector de posição podem estar com defeito.

 

Número do alarme: 5F

Descrição do alarme: Erro do contator externo. Um contato do contator externo está soldando, ou o contator não consegue ligar durante o READY ON.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O contato do contator pode estar derretido. O conector de saída de controle do contator (CN9) pode estar desconectado. O contator pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição. A conexão deve ser corrigida.

 

Número do alarme: 60

Descrição do alarme: Falha instantânea de energia. Uma queda de energia de 24VCC foi detectada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A tensão de 24VCC pode não estar sendo aplicada no conector CN22, ou a tensão pode ser baixa (20.4VCC ou menos) ou cair ocasionalmente. Os LEDs na unidade CR podem não estar acesos. A fiação e a tensão de alimentação podem estar anormais. Uma queda de tensão pode ser observada devido a outra carga. A capacidade da fonte de alimentação deve ser aumentada.

 

Número do alarme: 61

Descrição do alarme: Supercorrente do módulo de potência. A função de proteção contra supercorrente do módulo de potência foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer imediatamente após o fornecimento de 200VAC e o READY ON, a unidade pode estar com defeito. Se o alarme ocorrer após uma operação contínua por um longo tempo e a unidade estiver quente, a carga total de todos os motores pode exceder a capacidade nominal da unidade de fonte de alimentação. A capacidade da fonte de alimentação pode ser insuficiente. A tensão entre as fases pode ser desigual (diferença de 10V ou mais) ou cair ocasionalmente para 170V ou menos durante a aceleração do motor. A forma de onda da tensão de alimentação pode estar distorcida, ou outros dispositivos podem estar causando a distorção. O aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 62

Descrição do alarme: Erro de frequência. A frequência de energia de entrada excedeu a faixa especificada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer a cada vez imediatamente após ligar ou ocasionalmente, a frequência pode estar desviada de 50Hz±3% ou 60Hz±3%, ou a forma de onda da tensão pode apresentar quedas em algumas seções. Se o alarme ocorrer apenas durante a aceleração/desaceleração do motor, a frequência pode flutuar muito. O aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 63

Descrição do alarme: Erro de regeneração auxiliar. O transistor regenerativo auxiliar ainda está LIGADO.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O resistor regenerativo na parte traseira da unidade pode estar sujo com óleo de corte ou névoa de óleo. Pode haver continuidade entre o bloco de terminais e a superfície do resistor. A unidade pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição.

 

Número do alarme: 65

Descrição do alarme: Erro de relé de partida. O relé de curto-circuito de resistência de partida não LIGA.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer a cada vez que o READY é LIGADO, a unidade pode estar com defeito. Se ocorrer ocasionalmente, o aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 67

Descrição do alarme: Falha de fase. Há uma falha de fase na energia de entrada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Pode haver fases sem tensão. As causas do alarme 71 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 68

Descrição do alarme: Watchdog. O sistema não está operando normalmente.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer a cada vez que o READY é LIGADO, a unidade pode estar com defeito. Se ocorrer ocasionalmente, o aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 69

Descrição do alarme: Falha de aterramento. O cabo de alimentação do motor está em contato com o FG (Aterramento do Gabinete).

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A isolamento entre os cabos de fase U, V, W de todos os motores e o aterramento pode ser menor que 100kΩ, indicando que o motor ou o cabo de alimentação podem estar com falha de aterramento. Óleo pode ter entrado em contato com o motor ou o cabo de alimentação. A unidade pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 6A

Descrição do alarme: Contator externo derretendo. O contato do contator externo derreteu.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se um alarme ocorreu na unidade de acionamento, a causa desse alarme deve ser removida. O contato do contator pode ter derretido. A fiação de excitação do contator pode não estar corretamente conectada do terminal MC1 da unidade de fonte de alimentação.

 

Número do alarme: 6B

Descrição do alarme: Relé de partida derretido. O relé de curto-circuito de resistência de partida não DESLIGA.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se um alarme ocorreu na unidade de acionamento, a causa desse alarme deve ser removida. Se o alarme ocorrer a cada vez que o READY é LIGADO, a unidade pode estar com defeito. Se ocorrer ocasionalmente, o aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 6C

Descrição do alarme: Erro de circuito principal. Uma anormalidade foi detectada na operação de carga do capacitor do circuito principal.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A lâmpada CHARGE pode permanecer acesa por algum tempo. A lâmpada pode acender instantaneamente, mas quando o alarme ocorre e o contator desliga, a lâmpada apaga imediatamente. A lâmpada pode nunca acender. A unidade de fonte de alimentação pode estar com defeito. A unidade de acionamento pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 6D

Descrição do alarme: Erro de parâmetro. A capacidade da unidade de fonte de alimentação não é apropriada para o tipo de resistor regenerativo configurado nos parâmetros.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A configuração dos parâmetros (tipo de resistor regenerativo) da unidade de acionamento à qual o fio de controle (CN4) da unidade de fonte de alimentação está conectado pode estar incorreta. Os parâmetros SV036 e SP041 devem ser verificados e configurados corretamente.

 

Número do alarme: 6E

Descrição do alarme: Erro de memória. Um erro foi detectado na memória interna.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer a cada vez que o READY é LIGADO, a unidade pode estar com defeito. Se ocorrer ocasionalmente, o aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 6F

Descrição do alarme: Erro de fonte de alimentação. A fonte de alimentação não está conectada, ou um erro foi detectado no conversor A/D da fonte de alimentação. Isso é detectado simultaneamente se outro alarme de fonte de alimentação ocorrer.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A tela do LED da unidade de fonte de alimentação pode estar piscando "F" (erro do conversor A/D), piscando outro código de alarme, exibindo "0" ou "F" (unidade de fonte de alimentação pode estar com defeito), ou exibindo "8" (referir-se ao alarme 68), ou exibindo "b", "C", "d" (pode ser necessário verificar o interruptor rotativo), ou exibindo outra coisa (referir-se ao alarme 68). A configuração do interruptor rotativo pode estar incorreta. O cabo de comunicação (CN4) conectado à unidade de acionamento pode apresentar problemas de fiação ou blindagem. A unidade pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 71

Descrição do alarme: Falha instantânea de energia/parada de emergência externa. Uma falha instantânea de energia ocorreu.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O contator pode ter sido desligado externamente por um botão de parada de emergência. Se o contator não foi desligado, o alarme pode ocorrer a cada vez que o READY é LIGADO, em uma certa operação, ou ocasionalmente durante a operação. A fiação de entrada de energia e o contator podem não estar corretamente conectados. A forma de onda da tensão de alimentação pode apresentar falha instantânea de energia ou queda de tensão frequentemente. A unidade pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 73

Descrição do alarme: Sobreregeneração. O nível de detecção de sobreregeneração excedeu 100%. O resistor regenerativo está em estado de sobrecarga.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A exibição da carga regenerativa pode aumentar quando a energia é ligada e o motor não é girado, indicando que o estado é afetado por flutuações de energia, aterramento ou ruído, ou que a unidade está com defeito. A exibição da carga regenerativa pode aumentar a cada vez que o motor desacelera e o alarme ocorre, indicando que a unidade de acionamento A-CR deve ser investigada. A exibição da carga regenerativa pode aumentar a cada vez que o motor desacelera, mas o alarme não ocorre quando o modo de operação é facilitado, indicando que a unidade C1-CV deve ter o modo de operação facilitado. O parâmetro (tipo de resistor regenerativo) da unidade de acionamento que controla a unidade de fonte de alimentação pode estar incorreto. O resistor regenerativo pode estar anormal (sujo ou com valor de resistência incorreto). As causas do alarme 75 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 74

Descrição do alarme: Superaquecimento do resistor regenerativo. A função de proteção de temperatura no resistor regenerativo foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O resistor regenerativo pode estar superaquecido. A sobreregeneração pode ter ocorrido anteriormente. Não há sobreregeneração, mas o calor do resistor regenerativo precisa ser dissipado (melhorar a ventilação, instalar um ventilador). Os pinos 1 e 2 do conector CN22 (B) podem estar com problemas de conexão, ou os pinos podem estar em curto-circuito com o terminal térmico ou fio do resistor. O resistor regenerativo pode estar com defeito (fio quase rompido, sem continuidade no terminal térmico). A unidade de fonte de alimentação pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 75

Descrição do alarme: Sobretensão. A tensão do barramento PN do circuito principal excedeu o valor tolerável.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o alarme ocorrer a cada vez que o motor desacelera, ou ocasionalmente. A frequência de regeneração auxiliar pode ser excessiva (E8). A capacidade de energia pode ser insuficiente. A tensão entre as fases pode ser desigual (diferença de 10V ou mais) ou cair ocasionalmente para 170V ou menos durante a aceleração do motor. A forma de onda da tensão de alimentação pode estar distorcida, ou outros dispositivos podem estar causando a distorção. O aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 76

Descrição do alarme: Erro de configuração de parada de emergência externa. A configuração da chave seletora giratória para a parada de emergência externa não corresponde à configuração do parâmetro.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A configuração da chave seletora giratória e as configurações dos parâmetros podem estar incorretas. Ao usar a parada de emergência externa, adicione 0040h à configuração normal para SV036 ou SP041, e configure a chave seletora giratória da fonte de alimentação para "4".

 

Número do alarme: 77

Descrição do alarme: Superaquecimento do módulo de potência. A função de proteção de temperatura do módulo de potência foi ativada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O ventilador pode não estar girando corretamente (óleo de corte ou poeira, baixa velocidade de rotação) ou aleta de dissipação de calor pode estar suja. A temperatura ambiente da unidade de fonte de alimentação pode ser alta (acima de 55°C). O aterramento pode ser incompleto, ou outro dispositivo pode estar gerando ruído.

 

Número do alarme: 7F

Descrição do alarme: Solicitação de reinicialização de energia. Foi detectada uma incompatibilidade na seleção do modo do programa. Ligue novamente a unidade de acionamento.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As configurações dos parâmetros (SV009, SV010, SV011, SV012, SV033bit8/, 9) podem estar incorretas, indicando que os parâmetros de especificação de alto ganho foram configurados quando a unidade de acionamento foi iniciada com o modo de software de especificação padrão, ou vice-versa. A unidade de acionamento deve ser reinicializada.

 

Número do alarme: 80

Descrição do alarme: Erro de conexão da unidade HR. Uma conexão incorreta ou quebra de cabo foi detectada no MDS-B-HR conectado ao lado do motor.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores MDS-B-HR (lado da unidade, lado HR e lado da escala linear) podem estar desconectados ou frouxos, ou um cabo rompido entre a escala linear e o MDS-B-HR. A unidade de acionamento pode estar com defeito. O MDS-B-HR (escala linear) pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 81

Descrição do alarme: Erro de comunicação HSS da unidade HR. O MDS-B-HR conectado ao lado do motor detectou um erro na comunicação com a escala linear de posição absoluta.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 80 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 82

Descrição do alarme: Sem sinal de fonte de alimentação. Um rompimento no cabo conectado à fonte de alimentação ou uma conexão incorreta foi detectado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O conector do cabo de comunicação com a fonte de alimentação pode estar desconectado. O cabo pode estar rompido ou conectado incorretamente. A unidade de acionamento ou a unidade de fonte de alimentação podem estar com defeito.

 

Número do alarme: 83

Descrição do alarme: Erro de julgamento da escala da unidade HR. A unidade MDS-B-HR conectada ao lado do motor não conseguiu julgar a frequência analógica da escala linear conectada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores MDS-B-HR (lado da unidade, lado HR, lado da escala linear e lado MD) podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento pode estar com defeito. O MDS-B-HR (escala linear ou MDS-B-MD) pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 84

Descrição do alarme: Erro de CPU da unidade HR. A CPU da unidade MDS-B-HR conectada ao lado do motor não está operando corretamente.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores MDS-B-HR (lado da unidade e lado HR) podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento ou o MDS-B-HR podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 85

Descrição do alarme: Erro de dados da unidade HR. Um erro foi detectado nos dados de interpolação analógica da unidade MDS-B-HR conectada ao lado do motor.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 80 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 86

Descrição do alarme: Erro de polo da unidade HR. Um erro foi detectado nos dados do polo da unidade MDS-B-HR conectada ao lado do motor.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores MDS-B-HR (lado da unidade, lado HR e lado MD) podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento ou o MDS-B-HR (MDS-B-MD) podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 88

Descrição do alarme: Watchdog. O sistema não está operando normalmente.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se a versão do software servo foi alterada recentemente, pode-se tentar substituí-lo pela versão original do software. Se o erro for sempre repetido, a unidade de acionamento pode estar com defeito. Se o erro retornar ao normal e ocorrer periodicamente, deve-se verificar o ambiente da unidade, como temperatura ambiente, ruído e aterramento. Se houver alguma anormalidade no ambiente, as medidas corretivas devem ser tomadas, como verificar o ventilador de resfriamento em caso de alta temperatura, ou adicionar aterramento se o aterramento for incompleto.

 

Número do alarme: 89

Descrição do alarme: Unidade conversora do codificador 2, erro de conexão. No servo, um erro foi detectado na conexão com a escala linear de saída analógica para a unidade MDS-B-HR. No fuso, a comunicação inicial com o MDS-B-PJEX não foi possível.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O conector da unidade MDS-B-HR/MDS-B-PJEX (CON3) pode estar desconectado ou frouxo, sendo necessário conectá-lo corretamente. O cabo entre a escala linear e o MDS-B-HR, ou entre a unidade de acionamento do fuso e o MDS-B-PJEX, pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. O MDS-B-HR ou a unidade de acionamento podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 8A

Descrição do alarme: Unidade conversora de detecção 2, erro de comunicação. No servo, um erro foi detectado na comunicação com a escala linear de saída serial para a unidade MDS-B-HR. No fuso, um erro foi detectado na comunicação com o MDS-B-PJEX.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 89 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 8B

Descrição do alarme: Unidade conversora de codificador 2, erro de ajuste automático. Um sinal anormal do PLG foi detectado durante o ajuste automático do PLG.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores MDS-B-PJEX (CN5) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. A forma de onda de saída do PLG (fase A/B) pode apresentar problemas (tensão de entrada da fase A/B menor que 0,8V ou maior que 2,2V). Se o problema ocorrer a cada vez, o MDS-B-PJEX pode estar com defeito. Se ocorrer ocasionalmente, o cabo pode estar desconectado, com falha de contato ou o detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 8C

Descrição do alarme: Unidade conversora de codificador 2, erro de julgamento. Um tipo de detector fora das especificações foi detectado com o MDS-B-PJEX.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O parâmetro do fuso SP042 (intervalo do detector de controle do eixo C) pode estar configurado incorretamente. As configurações devem ser feitas corretamente de acordo com o número de dentes da engrenagem PLG. O MDS-B-PJEX pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 8D

Descrição do alarme: Unidade conversora de detecção 2, erro de CPU. No servo, um erro de CPU foi detectado com a unidade MDS-B-HR. No fuso, um erro de CPU foi detectado com a unidade MDS-B-PJEX.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A unidade conversora de detecção pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 8E

Descrição do alarme: Unidade conversora de detecção 2, erro de dados. Um erro de dados foi detectado com a unidade MDS-B-HR.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O cabo entre a escala linear e o MDS-B-HR pode estar rompido, sendo necessário substituí-lo. O MDS-B-HR ou a escala linear podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 90

Descrição do alarme: Detector, erro de comunicação inicial. A comunicação inicial com a escala linear de posição absoluta não foi possível.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A configuração do parâmetro servo (SV025.pen) pode estar incorreta. O conector da unidade de acionamento (CN3) e o conector do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. O detector da extremidade da ferramenta pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 91

Descrição do alarme: Detector, erro de comunicação. Os dados seriais de posição absoluta não foram enviados corretamente do detector tipo OHA ou da escala linear de posição absoluta tipo serial de baixa velocidade.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os conectores da unidade de acionamento (CN3) ou os conectores do detector podem estar desconectados ou frouxos, sendo necessário conectá-los corretamente. O aterramento do motor FG pode estar conectado apenas à unidade de acionamento que o aciona, ou o aterramento pode ser incompleto. É preciso verificar se o cabo do detector e o cabo de energia do motor estão passados no mesmo conduíte ou muito próximos, causando ruído. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessário substituí-lo. A unidade de acionamento ou o detector podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 92

Descrição do alarme: Detector, erro de protocolo. Um erro foi detectado nos dados do sistema de detecção de posição absoluta.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 91 devem ser investigadas. Se o erro for frequente, o detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 93

Descrição do alarme: Flutuação da posição absoluta inicial. Os dados de posição flutuaram ao criar a posição absoluta inicial.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Se o eixo vertical ou inclinado cair quando a energia do CNC é ligada, ou se o eixo se mover devido a uma força externa, a operação do freio ou o movimento do eixo devem ser verificados e corrigidos. O cabo do detector pode estar com defeito, sendo necessária sua substituição. A unidade de acionamento ou o motor (detector) podem estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente da unidade (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas.

 

Número do alarme: 96

Descrição do alarme: Erro de feedback da escala MP. Um desvio excessivo foi detectado entre o detector da extremidade do motor e os dados de feedback da escala MP para o sistema de detecção de posição absoluta da escala MP.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 43 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: 97

Descrição do alarme: Erro de offset da escala MP. Um erro foi detectado nos dados de offset recebidos da escala MP para o sistema de detecção de posição absoluta da escala MP.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas. Se o erro for frequente, o detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 9E

Descrição do alarme: Detector de posição absoluta, erro de contador de revoluções. Um erro foi detectado no contador de multi-rotação do detector de posição absoluta. A posição absoluta não pode ser compensada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O detector pode estar com defeito. É preciso verificar se há anormalidades no ambiente do detector (temperatura ambiente, ruído, aterramento), e se houver, tomar as medidas corretivas. Se o erro for frequente, o detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: 9F

Descrição do alarme: Queda de tensão da bateria. A tensão da bateria que alimenta o detector de posição absoluta caiu. Os dados de posição absoluta são mantidos.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A tensão da bateria (MDS-A-BT) pode estar abaixo de 3V, sendo necessária a substituição da unidade da bateria. O cabo do barramento NC pode estar desconectado. O fio da bateria no cabo do detector pode estar rompido. A unidade de acionamento ou o detector podem estar com defeito. (Nota: quando este aviso ocorre, não desligue a energia da unidade de acionamento para garantir que os dados de posição absoluta sejam mantidos. Substitua a bateria com a energia da unidade de acionamento LIGADA.)

 

Número do alarme: A6

Descrição do alarme: Aviso de parada do ventilador. Um ventilador de resfriamento embutido na unidade de acionamento parou.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 45 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: A8

Descrição do alarme: Aviso de erro de indexação da torre. O valor do deslocamento da posição de indexação da torre comandada está fora da faixa especificada.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Os parâmetros SP097/bitB podem estar configurados incorretamente (ângulo de comando de 1° ou 0.1°). O alarme pode ocorrer em uma posição específica no programa PLC, sendo necessário verificar o processo do programa NC e PLC.

 

Número do alarme: A9

Descrição do alarme: Aviso de erro de feedback de orientação. Retentativa durante um erro de feedback de orientação.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 5C devem ser investigadas.

 

Número do alarme: E0

Descrição do alarme: Aviso de sobreregeneração. O nível de detecção de sobreregeneração atingiu 80% ou mais.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 30 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: E1

Descrição do alarme: Aviso de sobrecarga. O nível de detecção de sobrecarga atingiu 80% ou mais.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 50 devem ser investigadas. Se o motor estiver quente ou se houver um problema durante a operação de aceleração/desaceleração, o padrão de operação deve ser facilitado.

 

Número do alarme: E2

Descrição do alarme: Aviso de rotação contínua em alta velocidade. O motor girou continuamente a uma velocidade que excede a velocidade nominal.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: É preciso verificar se o motor está girando continuamente a uma velocidade que excede a velocidade nominal de rotação. Se for um comando de programa de eixo rotativo, um ciclo de trabalho deve ser aplicado ao girar a uma velocidade que excede a velocidade nominal de rotação.

 

Número do alarme: E3

Descrição do alarme: Aviso do contador de posição absoluta. Um desvio foi detectado nos dados de posição absoluta e nos dados de posição relativa.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: É preciso verificar o movimento dos dados de multi-rotação (Rn) na tela do monitor CNC. Se houver um erro nos dados de multi-rotação do detector, o detector pode estar com defeito. Se o erro for frequente, o detector pode estar com defeito.

 

Número do alarme: E4

Descrição do alarme: Aviso de erro de parâmetro. Um parâmetro que excede o intervalo de ajuste foi configurado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: O número do parâmetro de erro é exibido na tela de diagnóstico do CNC. A configuração do parâmetro de erro deve ser feita corretamente, dentro da faixa de ajuste designada.

 

Número do alarme: E6

Descrição do alarme: Aviso de desprendimento do eixo de controle. O desprendimento do eixo de controle foi comandado.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: Isso indica que o desprendimento do eixo de controle foi comandado pela sequência da unidade CNC. A remoção do eixo de controle foi inserida corretamente.

 

Número do alarme: E7

Descrição do alarme: Em estado de parada de emergência do NC. A parada de emergência foi inserida no CNC.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: A chave de parada de emergência do lado do NC pode ter sido ativada. Um alarme pode estar ocorrendo em outra unidade de acionamento. O terminador ou o conector da unidade de bateria podem estar desconectados ou frouxos, ou o cabo de comunicação do barramento NC pode estar frouxo ou rompido.

 

Número do alarme: E8

Descrição do alarme: Aviso de frequência de regeneração auxiliar. A regeneração no limite de desempenho da fonte de alimentação está ocorrendo frequentemente.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 75 devem ser investigadas.

 

Número do alarme: E9

Descrição do alarme: Aviso de interrupção instantânea de energia. A energia foi cortada por 25ms ou mais, mas menos de 50ms.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As causas do alarme 71 devem ser investigadas. Quando o aviso instantâneo ocorre, o reset NR deve ser usado. O estado também será resetado automaticamente após 15 minutos (ou 5 minutos, dependendo do modelo).

 

Número do alarme: EA

Descrição do alarme: Em estado de parada de emergência externa. O sinal de parada de emergência externa (entrada do conector CN3) foi inserido.

Itens a serem investigados e possíveis soluções: As especificações podem não permitir o uso da parada de emergência externa. A tensão de entrada do conector CN23 pode estar em 24V ou não. O cabo de parada de emergência externa pode estar rompido, ou a operação do contato externo pode estar incorreta.

bottom of page